Existe muito folclore em torno do kefir e também são encontradas orientações
totalmente equivocadas. Muitos erros de cuidado, passados de pais para filhos.
Mesmo pela internet se encontra muita dica errada,
portanto: CUIDADO!!!
A madeira é a pior opção entre as 3 permitidas, pois exige o uso de cloro para uma higiene adequada. Ora, todos sabemos que o cloro mata bactérias. Também sabemos que toda madeira é porosa e certamente algum resíduo de cloro ficará em seu talher, certo? Fatalmente esse resíduo poderá afetar a sua colonia. Então descarte talheres de madeira.
Talher e peneira de plástico é outra questão à parte. Pode usar? Sim, claro.
Desde que compre itens para usar somente em seu kefir.
Mas como manter esses itens 100% limpos? Lavando e enxaguando muuuito bem e depois disso, enxaguar em água fervente. Ao guardar, faça como faria com mamadeiras esterilizadas: Guarde em pote fechado até a próxima utilização.
Metal. Não era proibido usar metal?
SIM, mas por um motivo específico: Os talheres de antigamente eram de ferro, cobre, prata, etc.
Esses talheres criavam um resíduo chamado azebre, azinhavre, verdete ou cardenilho. Esses metais reagiam contra o kefir.
Veja na foto abaixo, um dosador antigo (meu) coberto desse resíduo.
Hoje, utilizamos talheres de INOX. o inox não afeta o kefir e é de fácil higienização. Portanto é o melhor utensilio doméstico para você usar em seu kefir. Seja colher ou peneira.
Onde por o seu kefir (de água ou de leite) para fermentar?
Em um recipiente de VIDRO, coberto por um tecido, com um elástico para prender o tecido à boca do vidro.
Márcia,
ResponderExcluirEu tenho kefir de água há mais de 5 anos e sempre usei talheres de plástico. Bom saber que posso usar os de inox também, pois como você disse, a higienização é muito mais fácil e eficiente no inox. :d
Futuramente vou escrever um post sobre o kefir no meu blog e essa informação será valiosa (citando a fonte, como sempre faço).
Abraços,