O chucrute é uma conserva de repolho fermentado, típico da cozinha alemã.
O kefiraride, é o soro do leite que pode ser separado do iogurte de kefir de leite depois dele ser fermentado com os grãos de kefir. Ele pode ser usado de várias maneiras, e uma delas é servir de iniciador para curtir verduras, e dessa maneira não precisando usar sal ou vinagre para isso, mas eu recomendo colocar o sal por dois motivos: Com o sal, o chucrute vai ficar crocante (sem o sal ele fica mole, pastoso), e o sal também protege contra outros organismos que podem tentar invadir a sua comida.
A vantagem de se usar o kefiraride para a fermentação, é que além de diminuir o tempo de preparo, os Lactobacillus & cia vão produzir vitaminas adicionais e você vai ter todos os benefícios de um alimento probiótico.
Essa receita você pode usar para fermentar qualquer outro vegetal também (cenoura, beterraba, couve-flor, etc.)... só é importante cortá-los fininhos para fermentar direitinho.
Os temperos adicionais ficam ao seu critério.
Depois de pronto, o chucrute dura muito bem na geladeira, uns 4 meses tranquilo. Quanto mais tempo na geladeira, mais ele vai pegar o gosto dos temperos.
Ingredientes
- 4 copos de repolho (sem o talo) cortado bem fininho (eu gosto de usar descascador de batatas)
- 1/2 colh. (chá) de cominho
- 1/2 colh. (chá) de sementes de mostarda escura
- folha de louro
Líquido para o fermentado
- 250ml de água
- 2 colh. (chá) de sal marinho
- 200 ml de kefiraride (tem receita que eles colocam mais)
Feche bem o pote com a tampa e deixe descansar quietinho em temperatura ambiente e longe do sol.
Depois de 4 dias fermentando, prove para ver se já está pronto. Em 4 dias o seu chucrute deve estar pronto e pode ir para a geladeira.
O recomendado é deixar ele curtir mais 7 dias na geladeira para pegar direito o gosto dos temperos, mas se quiser pode consumir logo após os 4 dias.
PS: se você morar em um lugar muito quente, pode ser que ele fique pronto em 3 dias, ou em 5 dias, se morar em lugar muito frio, o ideal é abrir e dar uma provada.
Receita de Myrella Nonnig

:a
:b
:c
:d
:e
:f
:g
:h
:i
:j
:k
:l
:m
:n
:o
:p
:q
:r
:s
:t
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários sob moderação: toda divulgação ou comentário com dados pessoais não serão aceitos.