Segue abaixo orientação do site http://www.kombucha.blog.br/
*Opinião do autor do referido blog. Procurei por referências científicas mas não encontrei.
Na dúvida, melhor tomar cuidado, certo?
Você deve evitar beber o Kombucha?
Estão aqui alguns grupos de pessoas que eu acredito devem considerar com sabedoria e consultar previamente um médico antes de ingerir o Kombucha:
Aqueles com um mal funcionamento do fígado – o Kombucha é um dos melhores desintoxicantes para o corpo. Ele eliminará as toxinas de seu corpo através de seu fígado. Se seu fígado não está funcionando corretamente então pode ser aconselhável beber Kombucha com cautela, nesses casos é aconselhável beber também maior quantidade de água por dia.
Menores de 6 anos – Uma criança possui um organismo novo, crescendo, e pode não suportar a mesma concentração de suplementos e de gêneros alimentícios que um adulto. Kombucha é uma bebida refrescante e saborosa, principalmente se estiver mais doce, menos fermentada. Deve se tomar cuidado entretanto com a dosagem que é dada a criança para evitar distúrbios intestinais. Até 1 ano de idade recomenda-se diluir o Kombucha em água entes de dar, e utilizar uma quantidade inferior a 50 ml por dia.
Mães grávidas e amamentando – acredito que possam consumir Kombucha normalmente, mas por via das dúvidas, não devem consumir Kombucha de forma excessiva, apesar de não ter encontrado nenhum relato conclusivo sobre o assunto. Não encontrei fontes de informação que eu considerasse suficientemente coerentes sobre o consumo no período de amamentação. Algumas poucas fontes que falam da restrição ao uso relacionando o consumo excessivo de nutrientes para a criança em formação – o que a meu ver pode não ter sentido. Acredito que qualquer quantidade excessiva de nutrientes que se consuma seja eliminada, no entanto diversas substâncias passam para o leite materno a exemplo de alguns remédios que por isso são contra-indicados durante os períodos de gestação e amamentação. Não encontrei fontes que relatassem que o Kombucha possui alguma substância que pode ser prejudicial à criança em amamentação.
Crianças acima dos 6 anos – você pode considerar diluir o Kombucha antes de dá-lo a uma criança. Pode ser diluído com água, chá congelado ou com um suco de fruta apropriado tal como a uva. Apesar de que o uso da bebida em seu estado natural não tenha nenhuma contra-indicação explícita em nenhuma fonte pesquisada.
Alcoólatras em recuperação – muitos alcoólatras acham útil beber Kombucha durante seu período da recuperação, o que a meu ver é bastante coerente, porque a sensação de bem estar geral e as qualidades desintoxicantes são desejadas. No entanto, deve-se ter sempre em mente que Kombucha contém uma quantidade pequena de álcool, normalmente menos do que 1% por volume. Alguns alcoólicos em recuperação podem estar sensíveis ao ponto de conseguir “sentir” o álcool presente nessa fermentação o que poderia desencadear o uso de outra bebida com o teor de álcool maior. Portanto é pessoal a relação com o Kombucha durante tal tratamento.
Diabéticos – eu tive testemunhos pessoais de diabéticos que tiveram resultados maravilhosos ao beber Kombucha. Eu diria apenas para ter cuidado. A maioria do açúcar é convertido em outros componentes durante o processo de fermentação, no entanto, alguns cristais de açúcar podem estar presentes no chá pronto. Tenha isto em mente ao preparar sua dieta.
Se você não estiver certo sobre o uso do Kombucha consulte seu médico primeiramente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários sob moderação: toda divulgação ou comentário com dados pessoais não serão aceitos.