Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

O perigo do kombuchá contaminado

Mais um informativo maravilhoso de nossa parceira Nani Paramos
Nomeio a publicação com o kombuchá pois é o probiótico mais propenso a desenvolver mofo...



Olá linduchos e linduchas!
Esses dias atrás nossa amiga Márcia repassou um alerta muito importante sobre colonias de Kefir que são mal desidratadas e chegam mofadas ao seu destino final.
Antes de mais nada, volto a salientar que bolor (ou mofo, se preferir) são fungos nocivos a saúde e que, por tanto, NÃO devem jamais ser consumidos (nada de cortar a casquinha do pão de forma e comer a parte sem mofo! ok?). Enfim... Mas vamos ao que interessa. O que acontece é que alguns lugares do nosso lindo país, tem uma umidade do ar relativamente alta, especialmente em algumas épocas do ano. Isso faz com que o processo caseiro de desidratação seja bem complicado. Calma, não estou dizendo que é impossível, mas o que levaria apenas uns poucos dias, em locais muito quentes como onde moro, pode demorar muito mais e requerer cuidados redobrados em outros lugares. Acontece, que por se tratar de uma colônia de bactérias (sim, você leu certinho, são bactérias) todo o cuidado ao manusear é pouco e por isso nossas amiguinhas Márcia e Beth se esforçam muito para que cada novo membro leia com atenção as dicas e modos de manuseio de nosso precioso Kefir. São cuidados básicos para garantir a saúde e segurança de cada usuário. E nem adianta falar que nunca leu nada parecido no grupo, pois se você está aqui, certamente já teve contato com todo o material, cuidadosamente organizado pelo Ma. Bom, algumas pessoas, ansiosas por compartilharem os benefícios do Kefir com outros, acabam pulando algumas etapas, ignorando algumas recomendações ou acelerando o processo. E com isso, os grãos, além de mortos, chegam mofados. Se o grão estiver úmido dentro da embalagem, significa que ensacaram a colonia ainda ativa e que essas bactérias sofrerão com a falta do leitinho diário (ai que dó dos meus filhotinhos...), com isso elas irão morrer. O que ficará no lugar é outro tipo de micro-organismos: fungos. E aí está a coisa toda: os fungos são decompositores! Sim, eles se alimentam de matéria orgânica, liberando micotoxinas como subproduto desse processo (tá, comecei a falar difícil, mas acho que deu pra entender). Alguns dos principais efeitos dessas toxinas só são sentidos a longo prazo e dificilmente as pessoas ligam o nome, quer dizer, a doença ao fungo.
Ih, já virou textão de novo! Mas eu expliquei tudo isso, pra falar uma coisa simples. Bem, algumas coisas simples:
1 - NUNCA consuma nada que esteja embolorado (Aquela gorgonzola da geladeira pode, pois é um fungo especifico, que foi testado e aprovado para consumo. Não vai surtar e jogar essa preciosidade no lixo!)
2 - Quer doar Kefir por carta? Que bacana essa disposição pra levar o Kefir pra quem precisa, mas vamos com calma aí amiguinha(o). Siga os passo a passo pra desidratação certinho, sem pular etapas. E lembre-se sempre, higiene em 1º lugar. A forma como o kefir será desidratado é a forma como ele será reativado depois, então, se houver contaminação, o prejuízo a saúde de quem vai consumir será maior dos que os benefícios que você quer compartilhar!
3 - A doação em mãos é uma delicia. Acaba criando vínculos de amizade, que podem se estender por uma vida inteira.
Bom, agora que eu falei tudo que precisava, posso ficar tranquila.
Bjokas doces!

Márcia Magal diz: Atentem-se com suas colonias de probióticos em geral. Ao menor sinal de mofo ou bolor, jogue a colonia toda fora. Kombuchá é muito suscetível a mofo e bolor e qualquer descuido fará com que seu cultivo seja perdido por completo...

Veja aqui uma publicação sobre kombuchá doente
Veja aqui uma publicação sobre kombuchá formando scoobys
Veja aqui uma publicação sobre kefir contaminado
:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sob moderação: toda divulgação ou comentário com dados pessoais não serão aceitos.